Busca:
 
 




  PERGUNTAS FREQUENTES
 
 
1.
Como posso saber se o meu pedido já está disponível para agendamento?
   
Você receberá um e-mail com a confirmação de pagamento e as instruções quanto aos próximos passos. Você poderá agendar o comparecimento em um posto de atendimento para você mesmo ou, ainda, delegar para um beneficiário caso o certificado digital seja para uma outra pessoa.
   
 
2.
Mudou o representante legal na Receita Federal?
   
Revogar o certificado e fazer novo processo de compra e emissão.
   
 
3.
A validação presencial pode ser feita por um procurador?
   
Não. No caso de e-CNPJ o responsável legal da empresa perante a Receita Federal é quem deve comparecer na data da validação. E se de acordo com o Contrato Social os sócios assinarem em conjunto, ambos devem estar presentes.
   
 
4.
Precisa trazer todas as alterações do Contrato Social?
   
Não. Para a emissão de um e-CNPJ ou NF-e, basta apenas a última Alteração Consolidada e as demais alterações subseqüentes.
   
 
5.
A foto 3x4 colorida é necessária?
   
Sim. Mas ela pode ser substituída por um documento de identidade com foto colorida, emitido há no máximo 5 anos da data da validação presencial.
   
 
6.
Como é realizado o processo de renovação on line?
   
A renovação on line é permitida apenas para certificados emitidos para pessoas físicas (e-CPF) e apenas uma vez. Através dela não é necessário comparecer a um ponto de atendimento. Para utilizar a renovação on line é importante que seu certificado digital esteja válido e no último mês de validade. O processo é dividido em: Solicitação da renovação; pagamento (caso seja aplicável) e emissão da renovação. Lembramos também que a ICP-Brasil não autoriza a renovação de um certificado expirado.
   
 
7.
Perdeu o certificado?
   
Precisa revogar e fazer todo o processo de compra e emissão novamente.
   
 
8.
Por que o e-CPF para acessar o SISCOMEX?
   
A forma de acesso ao SISCOMEX sempre foi através de CPF do representante legal da empresa. A forma continua a mesma, porém com CPF eletrônico – o e-CPF.
   
 
9.
O certificado A1 pode ser instalado em mais de uma máquina?
   
Por questões de segurança, não é recomendado. Porém, pode sim ser feita uma cópia de segurança que inclusive pode ser instalada em outro computador.
 
Siga-nos:
Twitter Facebook